terça-feira, 11 de junho de 2013

Espinhas? Cravos?

Espinhas





Entenda por que essa monstrinha aparece sem hora marcada para te irritar.

Ooi, eu sou a espinha e cheguei!
 A espinha é o resultado de uma inflamação na glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele. Quando essas glândulas trabalham muito, bloqueiam os poros. A pele fica sem respirar e rola uma festa de bactérias. Como resultado, aparece a espinha. Nessa hora, nem pense em tocar nela.

As causas
Três principais fatores que levam os temidos pontinhos até você 

Hormonal
O aumento no nível de hormônios estimula a produção de sebo pelas glândulas.É  o que rola na adolescência ou naqueles dias antes da menstruação.

Genética
Seu tipo de pele é uma herança genética. Pele oleosa precisa de cuidados especiais, como atenção redobrada na limpeza. Afinal, quanto mais óleo, mais espinhas!

Emocional
O estresse pode ser um causador porque é um estado em que o corpo libera adrenalina. E ela estimula a produção de secreção pelas glândulas sebáceas

Por que no rosto?
Não é só com você! As áreas mais afetadas são sempre no rosto, peito e costas. Essas são as regiões do corpo com maior número de glândulas sebáceas.

Como vai embora?
O pus costuma secar e, assim, a espinha some naturalmente. O tempo médio para que o processo todo aconteça é de aproximadamente, duas semanas.

                                     Mitos ou Verdades?

              Chocolate dá espinha?
            
 Sozinha aquela barrinha é inocente.
  A questão é que o doce tem muita gordura e alimentos gordurosos, quando ingeridos, ajudam na formação de sebo pelas glândulas sebáceas. Com as frituras, como as batatinhas, rola o mesmo.

E usar make?
Se a maquiagem não for a certa para a sua pele, sim, ela pode ser um agente causador de espinhas. É possível que o make entupa os poros do rosto. Por isso, peles oleosas pedem produtos feitos especialmente para elas.

O sol ajuda a secá-la?
Não, muito pelo contrário! Os raios estimulam a produção do sebo. Na hora, a pele queimada parece estar mais seca, mas, alguns dias depois, fica oleosa e a acne pode aparecer. Nunca deixe de passar protetor solar.







Como disfarça-las corretamente 


  1. Depois de passar a base, use a pontinha do dedo para aplicar um pouquinho de corretivo somente sobre a espinha, dando batidinhas beeeem leves.
  2. Passe pó por cima para fixar o corretivo. Continue seu make normalmente.
Dica: se você sempre tem uma espinha ou outra, invista num corretivo-secativo. Geralmente esse produto têm peróxido de benzoíla ou ácido salicílico na fórmula, o que já vai tratando o problema, além de disfarçar a vermelhidão.
Como esses aqui, que são um dos melhores:


Como espremer uma espinha
Okay, você tem uma festa incrível pra ir e a espinha está bem na superfície da pele, quase estourando? Nesse caso vale espremer, mas tomando os seguintes cuidados:
espremendo-espinha

  1. Molhe um pedaço de algodão em água quente e coloque por um minuto em cima da espinha. Assim ela amolece e será mais fácil tirar a parte com pus sem agredir demais a pele.
  2. Enrole os dedos numa gaze e esprema em devagar, sem fazer muita pressão. Cuidado! Não use os dedos ou as unhas diretamente na espinha na hora de espremer. As bactérias na sua mão podem infeccionar a pele e piorar o que já estava ruim.
  3. Depois de espremer a espinha, lave bem o rosto com água e um sabonete adequado ao seu tipo de pele (isso é importante para que não fique nenhum resíduo com bactérias!).
Aplique uma loção secativa, espere a pele dar uma “acalmada” (desinchar um pouco, ou sair a vermelhidão) e faça seu make normalmente a partir daí.  
Limpeza de pele
         
A limpeza da pele é o primeiro passo do cuidado diário. Poluição, poeira, vento, sol… Nossa pele sofre agressões diárias e aos poucos perde o viço natural. Logo começam os primeiros sinais de envelhecimento precoce e a limpeza de pele é um recurso simples para deixar a região mais saudável. Outro aspecto no qual a limpeza de pele auxilia, e muito, são as remoções dos cravos e a prevenção das espinhas. Ao limpar os poros da pele, impedimos que impurezas se acumulem e que a inflamação aconteça. Mas cuidado, apesar deste tratamento proporcionar uma limpeza profunda na pele, remover células mortas, prevenir o envelhecimento, ajudar na absorção de cosméticos de uso diário e parecer relativamente simples, ele não deve ser feito por qualquer um. Isso porque certos níveis de inflamações (espinhas) não podem ser mexidos. 
Para manutenção, é recomendada a realização da limpeza de pele uma vez a cada três meses. O procedimento dura cerca de 1h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário